Dia mundial do chocolate

Início / Blog

Hoje, dia 7 de julho, é comemorado o Dia mundial do Chocolate.

 

Um alimento funcional muito apreciado, mas é preciso ter atenção na hora da escolha.

 

Os benefícios do chocolate estão no cacau.

 

O cacau é conhecido há séculos e servia como fonte de energia e poder aos índios Astecas, Maias e Incas que o consumiam antes de irem para a guerra, tamanha a vitalidade que este alimento lhes causava.

 

A partir dos grãos do cacau é feito o chocolate.

 

Estes grãos são ricos em catequinas, polifenóis e flavonoides que, entre outros benefícios, melhoram a viscosidade do sangue prevenindo doenças cardiovasculares, tendo efeito protetor até maior do que o famoso vinho tinto.

 

As gorduras e as fibras que compõem o cacau são benéficas a ponto de manter o equilibro do colesterol, hipertensão e até glicemia.

 

A grande quantidade de antioxidantes contida no cacau pode melhorar a saúde mental, além de proteger contra os efeitos nocivos do excesso de radicas livres, substâncias que podem causar o aparecimento de diversas doenças, se estiverem em excesso no organismo. O cacau proporciona ainda um envelhecimento saudável e melhora da beleza da pele.

 

Para degustar não se deve encher a boca de chocolate, mas sim uma pequena porção que, após derreter na língua estimulará a produção de serotonina, gerando uma sensação de bem estar.

 

A porção de 30 gramas por dia pode ser dividida em dois momentos: 15 g pela manhã para começar a elevar o nível de serotonina e este efeito deve durar de 6 a 8 horas. Consumindo outros 15 g no final da tarde, vai conseguir manter o bom humor, a saciedade e evitar a compulsão alimentar.

 

Mas atenção, como falei, é preciso saber escolher. O bom chocolate é aquele composto por, no mínimo 50% a 70% de cacau, podendo até ter uma maior quantidade do mesmo. De igual importância é conferir o rótulo deste alimento para saber sobre o restante da composição, como açúcares e gordura que são adicionados no processo de fabricação.

 

A boa escolha de um chocolate, além de ser o acima de 70% de cacau ainda não deve ter leite, nem gordura vegetal e outros aditivos alimentares.

 

Alguns chocolates têm castanhas, frutas, gengibre ou pimenta na sua composição, o que só agrega valor nutricional, pois terá os benefícios das boas gorduras e também ação antiinflamatória e antioxidante destes alimentos.

 

Quanto mais claro o chocolate, menor o teor de cacau e maior será a proporção de açúcar e gorduras em sua composição, tornando este alimento muito calórico e gorduroso e, portanto, prejudicial à saúde.

 

O chocolate branco não possui os benefícios apontados acima, pois é feito a partir da manteiga de cacau e não contem as sementes do mesmo.

 

O chocolate diet deve receber especial atenção pela quantidade de adoçantes artificiais e maior teor de gorduras. Adoçantes ou outras formas de açúcar contida no chocolate diet pode agir aumentando a vontade de comer doces e/ou alterando a função intestinal. Além de que, por conterem mais gorduras, as quantidades de calorias podem se equipara às do chocolate normal.

 

O cacau também pode ser consumido em pó e usado em preparações culinárias. Esta é uma excelente forma de agregar todos estes benefícios à sua dieta sem adicionar açúcar em excesso ou gorduras indesejáveis.

 

Veja a minha sugestão:

 

Brownie de Cacau

Ingredientes:

60 ml de azeite de oliva extravirgem (ou óleo de coco extravirgem)

250 g de biomassa de banana verde

5 ovos

50 g de castanha do Pará ou nozes

75 g de açúcar demerara ou açúcar de coco

60 g de cacau em pó

80 g de coco ralado

Preparo:

Bata no liquidificador os ovos inteiros com o azeite por 3 a 5 minutos. Passe na peneira e em seguida bata novamente com os sólidos, deixando as castanhas para misturar no final. Asse em forno preaquecido a 160ºC por 30 minutos.

Deliciosamente irresistível!!! .

(18) 3908-1330

(18) 99784-3400

Avenida Washington Luiz, 2432 - Pres. Prudente - SP

Whatsapp