Magnésio, mineral essencial ao nosso organismo

Início / Blog

Publicado em 18/09/2021

Magnésio é um mineral essencial à vida. Também pudera, ele está envolvido e mais de 300 reações dentro do nosso organismo.

Ele participa da contração e relaxamento muscular, permitindo a fluidez adequada do sangue e uma boa manutenção da pressão arterial e funcionamento cerebral, além de atuar como um relaxante natural e melhorar o desempenho de praticantes de atividades físicas.

Além de acalmar, o magnésio, atua na formação de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Ele ativa enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, o que é essencial para a energia corporal, além de ser um potente antioxidante e por isso nos proteger contra a excessiva formação de radicais livres e consequentemente dos seus malefícios.

Uma alimentação com quantidade suficiente de magnésio tem papel importante na saúde óssea por controlar o metabolismo de cálcio e ativar a vitamina D que atua na absorção do cálcio prevenindo osteoporose.

O magnésio auxilia no metabolismo da glicose e com isso tem benefícios em diabetes, assim como a prevenção desta doença.

A deficiência pode acarretar sintomas como, tontura, risco de doenças do coração, cãibra, náuseas e vômitos, alterações intestinais, ressecamento de pele, unhas fracas, tremores, tensão pré-menstrual e até desordens estéticas como acne e celulite, além das doenças que ele pode prevenir conforme as citadas acima.

É um nutriente que pode ser facilmente consumido através de uma alimentação equilibrada, pois ele pode ser encontrado em folhas verdes escuras, legumes em geral, frutas frescas e secas, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, ervilhas, feijões e cereais integrais.

Tanto o excesso quanto a falta podem nos trazer problemas. Portanto, a alimentação deve ser equilibrada e a suplementação deve ser receitada por médico ou nutricionista capacitado quando necessário.

Avenida Washington Luiz, 2432 - Pres. Prudente - SP