Tensão pré-menstrual, assunto para o dia da mulher

Início / Blog

Publicado em 08/03/2022

 

Dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e por isso escolhi hoje para falar de algo que muito aflige as mulheres, que é a TPM.

 

TPM ou Síndrome da Tensão Pré-Menstrual é um dos distúrbios mais comuns entre a maioria das mulheres em idade fértil. Portanto a que não passou provavelmente passará.

 

A TPM é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas, físicos, emocionais e comportamentais, que podem iniciar na segunda metade do ciclo menstrual, desaparecendo até alguns dias após o início da menstruação.

 

Os sintomas são diversos e com intensidade variada, e os mesmos ainda podem ser diferentes a cada ciclo em uma mesma mulher. E tem mais, a lista é vasta, podendo citar: ansiedade, irritabilidade, labilidade emocional, agressividade, fadiga, tensão, tristeza, autoconfiança diminuída, confusão mental, crises de choro, desatenção, descuido da aparência, agitação, anorexia, apetite aumentado, "desejos" por alimentos ricos em carboidratos (doces ou salgados), acne, constipação intestinal, diarréia, cólicas, dores, edemas, mal-estar, dores nas mamas, náusea, enxaqueca, peso aumentado, excesso ou redução do fluxo urinário, e outros.

 

Não há uma causa específica para os sintomas, porém fatores como as flutuações hormonais que ocorrem naturalmente na mulher, assim como, deficiências nutricionais (vitaminas do complexo B, vitamina A, Vitamina E; minerais como o magnésio e cálcio; ácidos graxos de cadeia longa) podem estar relacionadas. Além disso, alguns dos sintomas citados podem ser agravados por um alto consumo de álcool, cafeína e de alimentos ultraprocessados.

 

Seu ginecologista deve ser consultado e muito te auxiliar em algumas questões, mas também o seu nutricionista pode equilibrar a sua alimentação a fim de amenizar, e muito, os seus sintomas.

 

Alguns alimentos que podem auxiliar no combate aos sintomas:

 

- alimentos ricos em magnésio e também vitaminas do complexo B como verduras de folhas verdes escuras, vegetais como alcachofra, salsão, beterraba e brócolis;

- incluir frutas nas refeições diárias, como por exemplo, banana, abacate, figo;

 

- ingerir água de coco como forma de hidratação, além de água ao longo do dia, evitando assim a retenção de líquidos;

 

- carboidratos vindos de grãos, cereais, raízes e frutas; 

 

- incluir peixes como sardinha, salmão e atum como parte do rodízio de carnes das refeições;

 

- incluir boas fontes de gorduras e minerais como as oleaginosas, castanhas e sementes;

 

- evitar alimentos ultraprocessados como embutidos, enlatados, açucarados e empanados que tenham excesso de aditivos químicos e/ou gorduras indesejáveis.

 

- manter uma alimentação adequada e equilibrada em qualidade e quantidade.

 

Além disso, é recomendada a prática de atividade física, bem como técnicas de relaxamento, até como forma de aliviar o estresse e, consequentemente, alguns sintomas.

 

NEM SEXO FRÁGIL NEM BICHO ESQUISITO. Há autores que afirmam que neste período podem também ocorrer alterações positivas na mulher como aumento da vitalidade, seios mais atraentes, sensação de bem- estar, melhora no desempenho sexual, social e ocupacional.

 

Por isso não provoque. É Cor de Rosa CHOQUE.

(18) 3908-1330

(18) 99784-3400

Avenida Washington Luiz, 2432 - Pres. Prudente - SP

Whatsapp