Você sabe o que é um shot?

Início / Blog

Postado em 10/03/2021

 

Shot é um concentrado de fitoquímicos e compostos bioativos, elaborado com uma combinação e ervas, frutas e especiarias.

 

Fitoquimicos são elementos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que trazem benefícios para o organismo, principalmente para o sistema de defesa, melhorando a imunidade e atuando na prevenção e no tratamento de todas as doenças. 

 

Fitoquímicos não ficam armazenados no nosso organismo e por isto precisam ser consumidos diariamente, em doses, distribuídas ao longo do dia, para termos os benefícios de suas propriedades.

 

Fala-se muito em shot matinal, mas não precisa ser exatamente pela manhã, e sim utilizado também no decorrer do dia, preferencialmente com um distanciamento da refeição.

 

A escolha do shot deve ser acordo com a sua necessidade, a sua intenção em fazer tal preparação.

 

Você pode fazer um shot para imunidade, para digestão, para acalmar ou relaxar, para melhorar sintomas da menopausa ou para uma melhor concentração, foco e atenção. 

 

O shot se bebe de uma vez só. Algo em torno de 30 a 50 ml somente. Não é exatamente saboroso, e muitas vezes você tem que respirar fundo, beber num só gole e sem degustar.

 

Mas os resultados vêm ao longo do dia.

 

Para intensificar os resultados você também pode associar com algum fitoterápico, seja na forma de cápsula ou de chá.

 

Uma observação importante é que cada pessoa é única e uma informação generalizada pode não atender a individualidade.  Para maiores detalhes a respeito de uma indicação pessoal você pode consultar um nutricionista.

 

Veja alguns exemplos:

 

Para digestão: limão, gengibre e infusão de licorice

Use 1 limão espremido, 1 colher de gengibre ralado e complete com a infusão até 50 ml.

Misturar a infusão de alguma erva mais amarga justamente pra o estímulo da secreção pancreática e biliar, favorecendo a digestão. Pode ser a infusão de carqueja, artemisia, licorice ou alcaçuz.

Tome antes da refeição, principalmente quando for comer carne ou leguminosa.

Antes da refeição pode ser 30 minutos antes.

Curiosidade: chás são sempre preparados com a Camellia sinensis que dá origem aos chás verde, preto, branco e olong. Com as demais ervas fazemos a infusão.

Infusão: é colocar a erva num bule ou jarra e verter a água sobre a erva, tampar e deixar abafado por 3 a 5 minutos. Coar e está pronta.

A água para o chá (infusão) deve ser aquecida, sem levantar fervura.

O chá pode até ficar pronto, mas não mais do que por 24 horas e não deve ser reaquecido, nem adoçado.

Obs.       Eu sugeri a infusão, mas poderia ser também uma tintura, que é uma fórmula farmacêutica, que pode ser manipulada na farmácia.

                Outra opção seria uma cápsula deste fitoterápico.

 

Para digestão: limão com hortelã

Num pilão de pedra ou porcelana, coloque 10 folhas de hortelã e soque bem, em seguida acrescente o suco de um limão e complete com água um cálice de 50 ml.

 

Para dores articulares (anti-inflamatório): gengibre, açafrão e artemisia

2 centímetros de gengibre ralado e 4 centímetros de açafrão ralado. Misture os dois numa infusão da erva artemisia (30 ml).

Acrescente 8 gotas de própolis verde em solução alcoólico.

 

Para imunidade: maracujá com própolis

Polpa de 1 maracujá e 15 gotas de própolis verde em solução alcoólico.

Tome com uma cápsula de geleia real.

 

Shot feminino (para libido e disposição): amora, maca peruana e folhas de oliveira.

Num pilão de pedra ou porcelana, coloque 6 amoras e soque bem, em seguida acrescente 1 colher (chá) de maca peruana em pó e complete com a infusão de folhas de oliveira.

Tome com uma cápsula de Rhodiola rósea.

(18) 3908-1330

(18) 99784-3400

Avenida Washington Luiz, 2432 - Pres. Prudente - SP

Whatsapp